Uma briga entre Clube dos 13 e Rede Globo sacudiu o universo do futebol brasileiro em 2011. O contrato entre a entidade e a emissora de televisão vence no final deste ano.
A Globo, a Bandeirantes, a Record e a Rede TV manifestaram o interesse nas transmissões a partir de 2012, porém, em licitação recente a Rede Globo, atual detentora dos direitos, se recusou a participar da concorrência.
Record e Bandeirantes, por temerem a não adesão de alguns clubes, também ficaram fora. A Rede TV, do empresário Amilcare Dallevo Junior venceu a disputa pelos direitos de transmissão. Agora resta saber se os clubes vão seguir a orientação do Clube dos 13, que fechou com a emissora paulista.
Histórico
O Clube dos 13 foi criado em 1987, Inicialmente teve 13 membros: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos e Vasco. Além desses, Coritiba, Goiás e Santa Cruz foram convidados a participar da Copa União, competição realizada no ano da fundação e vencida pelo Flamengo, que derrotou o Internacional da decisão. Mais tarde foi feito um acordo, entre a nova entidade e a CBF, para unir os campeonatos e fazer uma só competição, a Copa União.
Desde o primeiro momento, o Clube dos 13 causou polêmica. Quando o Flamengo, campeão daquele ano no módulo verde da Copa União, onde estavam os principais clubes da época, recusou-se a enfrentar o Sport, campeão do modulo amarelo, uma espécie de segunda divisão. Na época, o título da CBF ficou com o Sport.
Recentemente a CBF declarou o Sport Club Recife e o Clube de regatas Flamengo, como os dois campeões em 1987.
没有评论:
发表评论